A
Acelerador linear: Máquina (também designada de LINAC) que se caracteriza pela emissão de electrões e produção de raios-X de megavoltagem. Habitualmente utilizada no tratamento do cancro, no entanto, também em situações de tumores benignos.
Acessórios de posicionamento e/ou imobilização: Objetos utilizados na Radioterapia para o posicionamento do doente. Estes acessórios são definidos durante a realização da TC de planeamento, de forma a garantir a imobilização e o conforto do doente, assim como a reprodutibilidade diária do posicionamento nos tratamentos.
Adenocarcinoma: Tumor maligno com origem nos tecidos glandulares, formados por células com capacidade de secretar substâncias para o organismo. Este tipo de tumor pode desenvolver-se em diversos órgãos do corpo, incluindo próstata, estômago, intestino, pulmões, mamas, útero ou no pâncreas, por exemplo.
Adenoma: Tumor benigno, de natureza glandular. É um tumor que tem origem em células semelhantes às glândulas do tecido epitelial (camada fina de tecido que reveste órgãos, glândulas e outras estruturas dentro do corpo).
ADN: Sigla para Ácido Desoxirribonucleico, que se traduz num composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Algália: Tubo ou sistema de tubos que se utiliza para esvaziar e recolher a urina da bexiga, também designado por sonda vesical. Estes são utilizados nos casos em que não se consegue urinar, porque a uretra se encontra obstruída ou porque existe uma alteração nos nervos que controlam o esvaziamento da bexiga.
Alopécia: Redução parcial ou total de pelos ou cabelos, numa determinada área da pele. É uma condição que se encontra associada a várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico.
Anaplasia: Alteração no desenvolvimento de uma célula, levando frequentemente a que esta perca as suas características de forma ou função, podendo tornar-se numa célula indiferenciada. Por vezes, a célula pode ainda apresentar uma capacidade acrescida de multiplicação, como num tumor maligno.
Anemia: Diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue (eritrócitos) ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais.
Anestesia: Procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso. Outra definição é uma “ausência de consciência reversível”, seja uma ausência total de consciência (e.g., uma anestesia geral) ou uma ausência de consciência de uma parte do corpo como causam uma anestesia axial ou outro bloqueio de nervo. Este estado de ausência de dor e outras sensações é necessário para a realização de cirurgias ou procedimentos terapêuticos e diagnósticos, podendo ser alcançados de várias maneiras, conforme o tipo de cirurgia ou procedimento.
Angiogénese: Processo fisiológico que consiste no desenvolvimento de novos vasos a partir de vasos sanguíneos pré-existentes. Processo pelo qual um tumor forma novos vasos sanguíneos.
Anticorpo: Proteína (imunoglobulina) produzida pelas células do sistema imunitário, em resposta a um estímulo antigénico. Esta proteína tem a capacidade de se ligar especificamente a esse mesmo antigénio, com o objetivo da sua destruição.
Antigénio específico da próstata (PSA – do inglês, Prostate-Specific Antigen): Glicoproteína produzida de forma natural pela próstata que funciona como um marcador tumoral. Está presente no sémen, mas também nas células da própria glândula prostática e ainda, mas em menor quantidade, no sangue em circulação. No entanto, a sua produção encontra-se aumentada em algumas doenças como nos tumores e infecções da próstata, ou em infecções urinárias do homem; a análise do PSA é útil para ajudar o médico a detectar os tumores da próstata e a eficácia do tratamento utilizado, tornou-se por isso uma ferramenta valiosa para o diagnóstico precoce, tratamento e seguimento de pacientes com esta neoplasia.
Aplicador: Na Radioterapia existem vários tipos de aplicadores, como por exemplo, o aplicador de eletrões e o aplicador utilizado na Braquiterapia. Ambos têm como objetivo direcionar as fontes de radiação ao tumor.
Apoptose: Morte celular programada, ou por outras palavras, “suicídio celular”. É um mecanismo útil que permite manter o equilíbrio interno dos organismos multicelulares.
Ardúria: Emissão dolorosa de urina. Caracteriza-se por ser um sintoma por vezes associado a doenças como a hiperplasia benigna da próstata ou carcinoma da próstata.